segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Ex Drummer (2007)


"Ex Drummer" é uma produção belga da adaptação do livro de Herman Brusselmans ("Ex-Drummer"), realizado por Koen Mortier (a  sua primeira longa metragem). Este filme conta com a participação de Dries Van Hegen, Norman Baert, Gunter Lamoot e Sam Louwyck (todos eles belgas).

Três deficientes, do qual da vida nada conseguiam, decidem formar uma banda e vão falar com o famoso escritor "Dries" (Dries Van Hegen) para seu baterista. Ele acaba por aceitar o cargo, e assim que o faz, começa a manipular as suas vidas e a dos que os rodeiam. Trata-se de uma mistura de Comédia, Crime e Drama envolvido num mundo Punk porco e sujo.

"Ex Drummer" é um filme violento, aconselhado a maiores de 16 anos dadas as explicitas explicações e demonstrações de algumas personagens ao longo do filme. Koen Mortier mostra com esta realização, que não tem qualquer pudor em expor as suas ideias, tal e qual como as vê, chocando de certa forma todo o público que a observa. 
Trata-se de uma trama bastante simples mas que é tremendamente complicada pela visão do seu realizador, que usa muitas vezes imagens simbólicas para a progressão do filme. Assim como as imagens, muitas vezes de cariz sexual, alguns planos não são mais que visões distorcidas da realidade, que apenas servem para o estimulo do espectador. 

Pessoalmente, gostei muito do trabalho de Koen Mortier, devido á sua forma desonesta, nua e crua de filmar. Chamo-lhe desonesta, porque durante o filme uma pessoa nunca sabe o que o espera, tanto da história, como que planos, musica ou imagem vai ele usar para nos chocar, acabando sempre por nos surpreender. O filme é um todo, e nenhuma peça funciona sozinha. Toda a banda sonora, é do agrado daqueles que gostam de musica mais mexida, do punk old school, das guitarradas carregadas de distorção. Os Rewind's, as câmaras invertidas, o grande desafio de luz, as rápidas imagens de fundo, são todo um jogo e técnica para incitar os mais diversos pensamentos ao espectador e para demonstrar a nojenta imagem da sociedade em questão. No fundo todo o filme, acaba por ser uma critica a isso tudo.

É um filme difícil confesso, mas aconselhado!

nota: 3,8 / 5

Escrito por: Sandro Branco


Sem comentários:

Enviar um comentário