terça-feira, 23 de novembro de 2010

Filme do Desassossego (2010)


O "Filme do Desassossego" é uma adaptação do "Livro do Desassossego" de Bernardo Soares, heterónimo do (Grande) escritor e poeta Fernando Pessoa. Realizado por João Botelho e com a participação de Ana Moreira, Catarina Wallenstein, Filipe VargasCláudio da Silva.

O Livro foi escrito de forma fragmentada, mas apesar disso, tornou-se uma das obras mais influentes na ficção Portuguesa do século XX.
Bernardo Soares é o heterónimo que mais se assemelha ao criador; "não sendo a personalidade a minha, é, não diferente da minha, mas uma simples mutilação dela. Sou eu menos o raciocínio e afectividade" - Fernando Pessoa.

Bernardo Soares era ajudante de guarda-livros na cidade de Lisboa onde viveu toda a sua humilde vida.
Vivia sozinho, na Baixa, num quarto alugado perto do escritório onde trabalhava, e dos escritórios onde Fernando Pessoa trabalhava.
Conheceram-se numa pequena casa de pasto habitualmente frequentada por ambos onde Bernardo Soares deu a ler a Fernando Pessoa o seu “Livro do Desassossego”.


João Botelho com a sua realização criou uma autêntica obra prima, um autêntico quadro em forma de Filme. Não desfragmentou a obra já criada por Bernardo Soares, mantendo a sua estrutura, apesar de desorganizada, mantendo a sua integridade.
Apesar do magistral trabalho de João Botelho neste projecto e dos seus actores, "O Filme do Desassossego" é assumidamente um trabalho de risco. É autenticamente um recital de poesia deambulando por diferentes cenários e explicando diferentes personagens.
Obra que nos remete para um cenário de solidão e inspira a criação dos mais diversos pensamentos apadrinhados pelo nosso próprio âmago, "Obriga" à concentração de todo o espectador impedindo-o de se soltar do ecrã.
Apenas aquando Bernardo Soares, no local de trabalho cai no sonho, transferindo-nos para uma bonita floresta e entrelaçando-nos com uma opera formidável, João Botelho estende demasiado a cena transportando-a de sensacional para cansativa.
Cláudio da Silva que interpreta Bernardo Soares tem um desempenho esplêndido, evoluindo a personagem a cada minuto do filme que passa, passando do grande ecrã para a plateia toda a reflexão e mensagem proveniente da personagem que interpreta. Por momentos faz até lembrar um Jack Sparrow (Johnny Deep) no Pirata das Caraíbas, quando o seu (Bernardo Soares) próprio pensamento/sonho o incomoda. 


"O Filme do Desassossego" é esteticamente admirável, contendo todo ele uma imagem, uma fotografia fantástica. É notável toda a preocupação na apresentação do filme, nas técnicas usadas e até nos planos escolhidos.


Devo também salientar a admiração (admiração e não tristeza) em João Botelho apresentar o filme apenas em cine-teatros, teatros, etc... querendo ou não, o filme é para ser apreciado, admirado, "não para se ver ao sabor de pipocas" - como nos foi apresentado. 
Não é portanto um Blockbuster ou um filme de grandes salas típicas de cinema, não deve ser interpretado como tal. É altamente recomendado.


nota: 4.2 / 5




escrito por: Sandro Branco

2 comentários:

  1. Parabéns pelo blog.
    Que venham mais post de filmes!

    ResponderEliminar
  2. Este filme não foi apresentado nas grandes salas de cinema para a Zon Lusomundo não ficar com os direitos do filme, visto que eles depois de exibirem os filmes portugueses se recusam a vender os direitos da maioria deles a televisão e afins.

    ResponderEliminar