sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Inception (2010)


"Inception" saiu para as salas portuguesas no dia 22 de Julho de 2010. Foi realizado por Christopher Nolan, realizador também de "Memento" (2000), "The Dark Knight" (2008), entre outros grandes filmes. Ainda está para ser realizado um "mau" filme deste senhor. 
O filme conta com a participação de Leonardo DiCaprio, Joseph Gordon-Levitt, Ellen Page, Tom Hardy, Michael Caine e Ken Watanabe.

“Inception” retém-nos num mundo onde existe tecnologia para invadir a mente humana através dos sonhos. Uma única ideia proveniente da mente humana pode tornar-se na arma mais perigosa ou no bem mais valioso. A trama deste misterioso filme desenrola-se em volta de Dom Cobb (DiCaprio), um especialista no ramo da espionagem corporativa, roubando de sonhos os segredos de magnatas, drogando-os e induzindo-os, através de uma máquina, num sonho profundo manipulado por toda a equipa de Dom Cobb. O grande problema será a vulnerabilidade da mente da personagem interpretada por DiCaprio sendo ele um sonhador abalado pela morte da sua mulher.

Muito facilmente, esta película, se tornou num dos melhores filmes de sempre dada a complexidade do tema, a forma como foi contada (muito simples em relação ao assunto abordado), e a grande técnica de Christopher Nolan agarrar o espectador desde o inicio até ao final, fazendo-o interrogar-se constantemente por pequenos pormenores. Tudo isto envolvido numa grande banda sonora dá o resultado à vista.
"A Origem", nome como aterrou o filme nas nossas salas de cinema, é uma história única e de grande originalidade que segundo Nolan já se apresentava em cima da mesa em desenvolvimento desde 2001.

Sonho sobre sonho, mais sonho e outro sonho. A complexidade da narrativa ultrapassa as barreiras da imaginação, sobrepondo o maior e mais criativo mundo que a mente humana pode ter (o sonho), e multiplicando-o, força as personagens a navegar de mundo em mundo (ou de sonho em sonho) enfrentando os guarda-sonhos, entidades provenientes da imaginação com a capacidade de eliminar qualquer tipo de ameaça externa ao próprio pensamento. A dificuldade aumenta quando a missão passa de um simples fantástico roubo a uma implantação de ideias.
Todos os actores, apesar de desempenharem bons papeis não se individualizam, nem se destacam. Isto acontece apenas porque as personagem foram criadas e desenvolvidas para dar vida à história e não como o normal, a história dar vida ás personagens. Todos eles acabam por funcionar como um.
A banda sonora, consegue envolver todas as pessoas, instruindo-lhes o sentimento de desespero, alegria e glória,  deixando-as entrar no mundo criado por Christopher Nolan balanceado pelas grandes batidas orquestrais e rápidas estrofes electrizantes. 
É extremamente espantoso tudo o que com "Inception", Christopher Nolan teve acesso. Tudo é possível, todos os cenários podem ser realidade, não existem limites. 
A técnica incrível faz crer, uma enorme facilidade em criar tais mundos, tais ideias, tais cenários.
É sem duvida um grande filme (mais um) de Christopher Nolan... muito pouco há a dizer senão... Fantástico!


nota: 5 / 5

escrito por: Sandro Branco

1 comentário: