sábado, 4 de junho de 2011

Le trou (1960)



Le Trou é um filme realizado pelo francês Jacques Becker, crriador de várias peliculas como Casque d'or (1952), Touchez pas au grisbi (1954) ou Falbalas (1945) e conta com a presença de André Bervil, Jean Keraudy e Michel Constantin.

Quatro companheiros aprisionados, estão prestes a efectuar uma fuga a partir da sua pequena cela, mas um outro prisioneiro é transferido juntando-se a estes camaradas, enquanto a sua clausura é reparada. Todos eles têm algo em comum, muita convicção e longas sentenças. Será que este novo elemento terá o mesmo incentivo e será de confiança?

Antes de começar com qualquer tipo de abordagem, devo lembrar que o filme é de 1960, e filmado a preto e branco. 
O Buraco (nome em Português) está repleto de cenas compridas, detalhadas e sem cortes, encenando o espectador para um puro suster de respiração e ansiando a captura dos fugitivos. Jacques Becker excede o tempo que se está à espera em determinadas cenas, mas obtendo sempre uma enorme calma por parte dos figurantes, atira-nos para um ligeiro desconforto e incomodo.
A pouca banda sonora presente, dá realismo aos cenários e ás cenas. O ideal para o objectivo pretendido. 
Há uma grande com comunhão entre os actores, todos eles funcionam bem uns com os outros, apesar de se notar umas certas falhas, que atribuo a altura que o filme foi feito, e técnicas de representação na altura ainda pouco exploradas.
O argumento é bom e bem trabalhado, apesar de não ser evidente algumas passagens, de uns cenários para os outros, durante a tentativa de fuga. 
Existe alguma previsibilidade durante o filme, mas esta, vai e vem, o normal recurso à criação de duvidas no espectador. 
Não é um filme complexo. Mas sim atraente e interessante.

Um filme aconselhado para amantes do cinema arrastado e lento.


Nota: 3 / 5

Escrito por: Sandro Branco

1 comentário:

  1. Olá Sandro,

    Sou leitor do Câmara, Acção! e sou cinéfilo de carteirinha. Eu estou mandando esse email porque estou trabalhando numa empresa que desenvolveu um portal sobre cinema - o Cinema Total (www.cinematotal.com). Um dos atrativos do site é que você cria uma página dentro do site, podendo escrever textos de blog e críticas de filmes. Então, gostaria de sugerir que você também passasse a publicar seus textos no Cinema Total - assim você também atinge o público que acessa o Cinema Total e não conhece o Câmara, Acção!.

    Se você gostar do site, também peço que coloque um link para ele no Câmara, Acção!.

    Se você quiser, me mande um email quando criar sua conta que eu verifico se está tudo ok.

    Um abraço,

    Marcos
    www.cinematotal.com
    marcos@cinematotal.com

    ResponderEliminar