terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

The Man Who Wasn't There (2001)


Filme dos Irmãos Coen (Joel Coen, Ethan Coen), conhecidos tambem por realizarem The Big Lebowski (1998), No Country for Old Men (2007) ou Burn After Reading (2008). The Man Who Wasn't There conta com a participação de Billy Bob Thornton, Frances McDormand e Michael Badalucco.

Gravado nos arredores de Santa Rosa, Califórnia, a acção decorre em meados de 1949 e aproxima-se do clima da época por ter sido filmado em preto-e-branco.
Ed Crane, barbeiro e casado com Doris, uma contabilista que tem problemas com a bebida, é bastante taciturno e melancólico.
Ed Crane chantageia o amante da mulher com o intuito de conseguir dinheiro para entrar como sócio numa rede de lavandarias. O amante paga, mas depois descobre que o marido traído é o chantagista, facto que poderá levar a um final trágico para todos.

O facto deste filme ter sido filmado em Preto-e-Branco, já por si, cria um ambiente pesado e melancólico oferecendo a esta história um estilo que apenas a época poderia oferecer.
Todas as personagens conseguem entrelaçar-nos na narrativa, desenvolvendo empatia com com algumas personagens em especial com a principal apesar da sua atitude pouco vigorosa e um tanto anémica.
Uma prova sem duvida de que com uma historia aparentemente pouco interessante e com pouco conteúdo se pode construir um grande filme apenas jogando com a acção e tempo das personagens, que escolhem a execução das cenas oportunamente.
Uma banda sonora bem trabalhada e, desculpem a expressão, bonita, contempla e completa o estilo do preto e branco com a trama oferecida pelos grandes irmãos Coen.

Um grande filme, aconselhado, e mais uma vez pedindo que desbloqueiem a entrave que existe com os filmes a preto-e-branco. Este apenas filmado para oferecer um estilo completamente diferente ao filme.

Nota: 4,3 / 5

Escrito por: Sandro Branco

Sem comentários:

Enviar um comentário